Organización: Roche
Sector: Farmacéutica
Alcance: Brasil
Área: Inovação
Periodo: nov. dez. 2019
Metodologia: Open Innovation Map® (OIM)
Tecnología: LivingStakeholders®
DESAFIO:
Em outubro e novembro de 2019 a Tree Intelligence conduziu o Open Innovation Hub, primeiro programa estruturado de inovação aberta feito para gestores e executivos da Roche, gigante global da indústria farma. Entre os desafios e objetivos que direcionaram a modelagem e condução do Open Innovation Hub Roche, podemos destacar:
- Desenvolver a cultura de Open Innovation na Roche Brasil;
- Mapear as redes internas e externas de colaboração atual e potencial para desenvolver projetos de inovação aberta;
- Estimular um novo modelo mental por meio de uma abordagem integrada de redes de inovação que conecte colaboradores e stakeholders
- Mobilizar times para execução dos primeiros projetos de open innovation
- Implementar plataforma online de mapeamento, monitoramento e gestão de redes multi-stakeholders
REDES:
Para a condução do programa aplicamos nossa metodologia de Open Innovation Map® (OIM), que capacita gestores e executivos sobre os fundamentos de open innovation e estimula a co-criação de projetos estratégicos de IO (Inovação Aberta) alinhados aos desafios da organização. Por meio de Sprints intensivos, alimentamos os participantes com conceitos, reflexões, cases. E ao longo das interações, apresentamos os resultados do mapeamento das duas redes de interesse da Roche:
- Redes Internas, que representa o mapa da comunicação informação entre os participantes do Open Innovation Hub, revelando as redes de cooperação e de troca de conhecimentos entre eles;
- Redes Externas, que representa um rico e detalhado ecossistema contendo organizações e pessoas com grande relevância para temas estratégicos para o futuro da campanha.
À medida que as equipes interagiam ao longo dos sprints e na viabilização dos projetos, as redes internas e externas foram se articulando, estabelecendo novas conexões e enriquecendo, de maneira viva e colaborativa, o mapa integrado de IO. Esta evolução dinâmica da rede se tornou possível graças à capacitação da equipe Roche no uso do LivingStakeholders®.
RESULTADOS:
Após o mapeamento das redes interna e externa de inovação Roche e da condução de dois Sprints para capacitação e co-criação de projetos os participantes do programa Open Innovation Hub se beneficiaram das seguintes experiências:
- Incorporar os fundamentos práticos baseados no Pensamento Estratégico de Redes®;
- Definir e apresentar seis projetos de OI, alinhados aos desafios e diretrizes do mapa estratégico da companhia;
- Desenvolver as suas redes internas e externas de relacionamento, criando novas conexões e fortalecendo as já existentes;
- Operar a tecnologia de gestão de redes multi-stakeholders LivingStakeholders®.
Obrigado à equipe Roche pela parceria e parabéns por liderarem esta incrível iniciativa de inovar em rede!